Blog Layout

Clínica DRBA

Medicina Estética e Acupuntura Médica

Osteoartrose de Joelho

Antes de iniciar a matéria, vou apresentar as principais questões apresentadas pelos pacientes:


1) Como aliviar a dor no joelho?

Resposta: a dor no joelho pode ser ocasionada por diversas causas como lesões musculares, nos tendões, ligamentos e também da cartilagem do joelho. Dependendo da região acometida e do grau de comprometimento podemos utilizar terapias como massagens, fisioterapia, Intradermoterapia, Acupuntura, Agulhamento Seco e infiltrações articulares com ácido hialurônico e corticoides em casos de artrose articular.


2) Na artrose do joelho pode ser infiltrado ácido hialurônico?

Resposta: depende do grau de acometimento, às vezes o corticoide intra-articular já ajuda no alívio da dor, porém, é necessária avaliação da articulação para infiltrar o ácido hilurônico, pois ele está bem indicado quando há “desgaste articular”, lesão da cartilagem articular e artrose com a finalidade de lubrificar a cartilagem, nutrir e proteger do impacto articular, reduzindo a dor e o processo inflamatório do joelho.


3) Na infiltração do joelho é realizada anestesia e é indicado repouso articular após procedimento?

Resposta: Sim, realizamos anestesia local antes de iniciar o procedimento e o repouso articular é em cerca de 48h.


Alguma dúvida ou quer saber mais? Clique aqui


Osteoartrose do Joelho


     A osteoartrose do joelho, também conhecida como gonartrose é uma doença que ocorre pela degeneração da cartilagem do joelho.


     Nesta articulação, a artrose representa uma das maiores causas de morbidade e limitação funcional, e geralmente está associada ao envelhecimento, o aumento da expectativa de vida e ao sobrepeso, os quais em associação geram redução da autonomia para a mobilidade e dependência de cuidadores para auxílio de atividades que demandam mobilidade nas diversas situações do dia a dia como em situações de troca de roupa, andar de um cômodo para outro na casa, aumento do risco de quedas, e entre outras situações, vem se tornando um problema social e mais prevalente na população.


     A osteoartrose no joelho é mais comum nas mulheres, porém, 25% das pessoas acima de 55 anos apresentam dor no joelho e metade apresenta alteração radiológica independente do gênero.


     Os sintomas inflamatórios e dolorosos são locais e raramente apresentam alteração sistêmica, e os achados inflamatórios articulares estão relacionados a metaloproteinases, hipertrofia, espessamento sinovial e células mononucleares; nos exames laboratoriais o paciente pode apresentar Proteína C reativa e ácido hialurônico.


     Nos quadros iniciais os pacientes podem apresentar inflamação articular com sinais e sintomas de dor, aumento do volume articular e limitação matinal dos movimentos. Nesta fase a resposta a anti-inflamatórios e analgésicos é boa.


     Por outro lado, nos quadros mais avançados, a dor pode ocorrer mesmo em repouso, e apresentar instabilidade articular e além da limitação matinal de movimentos.

     Existem fatores de risco sistêmicos para agravamento do quadro como obesidade, densidade mineral óssea reduzida e fatores nutricionais, os quais podem ser adotadas medidas profiláticas e tratamento caso existam, reduzindo as chances da osteoartrose e também contribuindo na melhoria da qualidade de vida como um todo.


     O tratamento da osteoartrose depende da tríade: quadro clínico, grau de deformidade articular e grau de comprometimento articular, e por ser uma doença crônica não há cura, porém o tratamento medicamento visa conforme as Diretrizes de Reumatologia:

- Alívio da dor

- Melhorar e manter a capacidade funcional

- Minimizar a deformidade


     O tatamento multimodal é necessário para o manejo adequado da dor e medidas especiais para a prevenção da evolução da artrose como o uso de analgésicos, anti-inlflamatório, meios físicos (acupuntura), atividade física, órteses, diminuição do peso corporal, corticóides (orais ou intra-articulares) e fisioterapia.


     Quando o comprometimento articular é severo, com comprometimento funcional ou instabilidade articular grave, é indicada prótese articular do joelho.


     Os efeitos colaterais dos medicamentos são variados desde hipertensão arterial até úlcera gástrica, e pelo fato de muitos pacientes serem idosos, a polifarmácia para tratamento da dor da artrose do joelho se torna um desafio, que além dos efeitos colaterais medicamentosos a cirurgia nessa fase da vida é contra-indicada.


     Dessa forma, tratamentos naturais e as terapias como a Acupuntura trazem benefícios ao cuidado da saúde do paciente, pois melhoram a amplitude do movimento, alíviam a dor, e poupam os pacientes de cirurgias e medicamentos. Fato que pode ser observado na revisão sistemática de White A, em que mostrou que a acupuntura pode reduzir a rigidez e melhorar a capacidade física em pacientes com dor crônica de joelho.


     Objetivos do tratamento pela acupuntura para osteoartrose de joelho:

- Alívio do estresse físico e emocional

- Ativação e controle dos mecanismos imunes e anti-inflamatórios

- Aceleração da regeneração e cicatrização tecidual

- Analgesia e alívio da dor.



     

     A proporção do alívio da dor crônica na osteoartrose do joelho pela acupuntura está entre 55% a 85%, a morfina 70% e o placebo 30% a 35%, isso mostra que os benefícios da terapia física são importantes e que os mecanismo de ação da Acupuntura para o tratamento da dor no joelho são eficientes cumprindo o papel determinado ao uso da terapia escolhida.


Referências


2019 American College of Rheumatology/Arthritis Foundation Guideline for the Management of Osteoarthritis of the Hand, Hip, and Knee


Cartilha de Osteoartrite (artrose). Comissão de Osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia. 2011.


Bittar, JP, Moré, AOO. Manual Clínico de Acupuntura. Ateneu. 2015


Yamamura Y. Acupuntura Tradicional: A arte de inserir. 2ª ed. São Paulo: Editora Roca; 2003

Escrito por Dr. Bruno Acharezzi
CRM SP 184.306


Alguma dúvida ou quer saber mais? Clique aqui



Parágrafo Novo

Por Dr. Bruno Acharezzi 14 jan., 2024
Acupuntura e Gestação
Por Bruno Acharezzi 13 jan., 2024
Desvendando a Mesoterapia (Intradermoterapia): Uma Jornada pela História, Aplicações e Benefícios no Alívio da Dor
Por Dra. Rebeca Rodrigues dos Santos Acharezzi 28 dez., 2023
Você sabe sobre Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico?
Toxina Botulínica utilizada para rugas dinâmicas e hiperhidrose. Em Indaiatuba. Torre Medical
Por Dra. Rebeca Rodrigues dos Santos Acharezzi 28 dez., 2023
Conteúdo a sanar dúvidas da Toxina Botulínica e seus usos como nas rugas dinâmicas e hiperhidrose.
Por Rebeca Rodrigues dos Santos Acharezzi 08 set., 2022
Harmonização Facial
Por Bruno Acharezzi 08 set., 2022
Acupuntura pode tratar a enxaqueca?
Share by: