A síndrome miofascial é das causas mais comuns de dor musculoesquelética, nela podem ser acometidos os músculos, o tecido conectivo e as fáscias, apresentando um quadro de sintomas de dor profunda, constante e de tensão de bandas musculares.
A síndrome miofascial geralmente ocorre na face, pescoço, ombros, lombar e membros inferiores, e muitas das vezes não é diagnosticada por se tratar de um tipo de dor não tão bem estabelecido e também por ser confundido com outros diagnósticos dolorosos.
Por exemplo, um paciente com dor na coluna lombar com irradiação para membro inferior pode ser diagnosticado com lombociatalgia, porém, ao examinar e se pensar apenas em uma radiculopatia pode gerar um viés no tratamento, pois, o paciente pode apresentar dor miofascial em membro inferior que simula uma radiculopatia ou ainda essa dor pode ter a sobreposição de quadros álgicos apresentando ao mesmo tempo radiculopatia e dor miofascial.
Para evitar esse tipo de dúvida é imprescindível analisar as queixas do paciente e realizar o exame físico adequado para direcionamento da terapia e o alívio da dor.
A prevalêcia da dor miofascial é em torno de 21 a 93% dos pacientes com dor regionalizada, decorrente de processos metabólicos, má postura, movimentos repetitivos e até mesmo pelo trauma.
As medidas medicamentosas podem ser realizadas pelo uso de analgésicos e relaxantes musculares, hoje além disso podemos utilizar a mesoterapia (aplicação de medicamentos em pontos dolorosos para alívio da dor).
Já as medidas não medicamentosas incluem a massagem, bolsa de água quente local, alongamento e a acupuntura, nesta para ampliar seu efeito no tratamento pode ser complementada pela ventosaterapia e auriculoterapia.
O tratamento adequado da dor miofascial depende da avaliação dos riscos, da identificação da causa da dor e com isso várias medidas terapêuticas podem ser empregadas para a qualidade de vida do paciente.
Referências Bibliográficas
Manual Clínico de Acupuntura. Bittar, J. P. More, A. O. O. Atheneu. 2015.
Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da UNIFESP. Ysao Yamamura. Editora Manole.
Livro Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa - HC FMUSP. Hsing, Wu Tu - Wen - Andre Wan. Atheneu. 2020.
Escrito por
Dr. Bruno Acharezzi
Médico Acupunturiatra
CRM 184.306
RQE 97176
Parágrafo Novo