Diferentemente do que se pensa sobre o conceito midiático sobre a harmonização facial, sabe-se que hoje muitas coisas podem ser realizadas para diminuir ou suavizar linhas de expressões, cicatrizes, manchas, dentre outras imperfeições estéticas indesejadas.
Existem várias técnicas empregadas na harmonização facial e para que seja obtida uma harmonização é necessário primeiramente uma avaliação estética do que pode ser realizado e do que pode contribuir para um aspecto mais uniforme e natural suavizando ou reduzindo aquilo que incomoda no paciente.
É importante que a avaliação seja feita e que os cuidados sejam tomados, pois uma harmonização não significa que a face irá se transformar ou que o procedimento fará você atingir um resultado semelhante de outra pessoa, já que cada avaliação e cada face são únicas e esse é um dos riscos que o profissional deve saber identificar durante a avaliação estética, caso haja o risco do transtorno dismórfico corporal, o procedimento é contraindicado.
Existem muitos procedimentos utilizados para esta finalidade, como a toxina botulínica, o preenchimento facial, bioestimuladores de colágeno, peeling e entre outros.
A toxina botulínica relaxa a musculatura, tem um tempo médio de duração de 3 a 6 meses, indicada para rugas dinâmicas, ou seja, rugas que aparecem com o movimento da face.
Os preenchedores faciais ajudam a corrigir o volume na face em locais de queda ou redução muscular devido ao envelhecimento. O ácido hialurônico é uma substância biocompatível utilizada para o tratamento de preenchimento facial por ser mais seguro e também por poder ser reversível, caso necessário.
Os bioestimuladores do colágeno são empregados além da harmonização facial, também são empregados para o rejuvenescimento facial reduzindo ou amenizando as rugas estáticas, ou seja, as rugas que são visíveis mesmo com o repouso.
Uma avaliação e os cuidados com os procedimentos da harmonização facial, observando contraindicações, comorbidades e o que se espera com a harmonização são essenciais para o bem-estar e para a autoestima do paciente.
Referência Bibliográfica
Procedimentos com Toxina Botulínica. Rebecca Small. DiLivros. 2013.
Procedimentos com Preenchimentos Cutâneos. Rebecca Small. DiLivros 2013.
Escrito por
Dra. Rebeca Rodrigues dos Santos Acharezzi
CRM 235.963
Parágrafo Novo